Dia do Rock


O dia 13 de julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock. Afinal porque no dia 13/07?

A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, ( Bob Geldof organizou o Live Aid um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia), que aconteceu em 13/07/1985.  A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o "dia mundial do rock". O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Paul McCartney, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Queen, David Bowie, U2 entre outros.

Outra curiosidade é que a data também coincide com o dia da formação do grupo The Rolling Stones, formada em 13 de Julho de 1962.


Os shows foram transmitidos ao vivo pela BBC para diversos países e abriram os olhos do mundo para a miséria no continente africano. Em 2005, 20 anos depois do primeiro evento, Bob Geldof organizou o Live 8, uma nova edição com estrutura maior e shows em mais países. Dessa vez o objetivo foi pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria do mundo. No Live 8 o Grupo de Rock Britânico Pink Floyd se reuniu em sua formação clássica pela primeira vez depois de 20 anos de separação.


Apesar de se chamar "Dia Mundial do Rock", a data só é comemorada no Brasil. . Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock - 89 FM e 97 FM - começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada em todo o resto do mundo.

Aqui em Curitiba temos a Mundo Livre uma rádio de atitude que toca musicas boaaas, e hoje está com uma programação especial do dia do rock 60 anos 60 clássicos, então clica ali em cima no nome da rádio que esta em vermelho e aproveita para não perder nenhuma musica, e amanhã vai te playlist especial aqui no blog então fiquem ligados.  Um beijo enorme ♥

Fonte: Wikipédia.


0 comentario

Postar um comentário