Você Precisa Saber Sobre: Casamento No Cartório

Oi amores, tudo bem? Está pensando em casar no cartório? Então senta que eu tenho umas coisinhas para te contar antes. Já vou começar dizendo que na vida real não é tão fácil quanto nas series do netflix, porque eu achava que era fácil. Se você acha que é só acordar pegar seu namorado e ir la se casar esta enganada não é bem assim! Mas calma que eu vou te explicar tudo o que aprendi sobre isso:

Primeiro se você for de Curitiba  - Pr, vai precisar descobrir qual cartório atende sua região, eu achei que era só a gente escolher um cartório e pronto, mas a vida é mais burocrática do que a gente imagina. Para você descobrir qual cartório pode casar vocês, você precisa levar um comprovante de residencia seu e um do seu noivo até o cartório mais próximo e eles identificam qual seu local de casamento. 

Detalhe importante é que o comprovante de residencia tem que estar no nome dos noivos (poise!), depois que você descobrir seu cartório, você liga ou vai até lá pegar as informações necessárias para que seu casamento aconteça, você precisa saber quais documentos são necessários, quais dias o cartório realiza casamentos (poise!), e qual a taxa você terá que pagar no cartório (a taxa varia de acordo com o regime escolhido pelo casal). 

Agora vou contar a minha experiencia para vocês, como eu moro no Aguá verde, achei que o meu cartório seria o do Portão e escolhi me casar em um sábado de julho. Acontece que o cartório que atendia a minha região era o do centro da cidade, até ai tudo bem, fui lá e peguei a relação de documentos e o valor da taxa, sai atrás dos documentos e liguei lá perguntando se o meu sábado estava disponível até que fui informado que esse cartório só realizava casamentos: Quarta, Quinta e Sexta a partir das 16 hrs.

Ou seja, não temos controle nem disso! haha Com essa nova informação tive que escolher outra data, arrumar minha duas testemunhas (que carinhosamente chamo de padrinhos!), e ir no cartório dar entrada no processo de casamento. O casamento é realizado após 30 dias da entrada no processo, no dia que você for dar entrada nesse processo seus padrinhos e seu noivo tem que estar presentes com seus documentos originais, a taxa de pagamento é paga no dia da entrada do processo de casamento e teve + uma taxa do juiz que paguei no dia do casamento.

Agora que você já sabe que não é tão simples assim, e que já facilitei um pouco sua vida com essas informações é só você descobrir qual o seu cartório antes de agendar seu casamento!

Informação extra: Para você casar no religioso você precisa estar casada no civil ok!


Espero ter ajudado vocês, um beijo enorme fiquem com Deus e até a próxima!



0 comentario

Postar um comentário