A Vitima é Sempre Julgada!

Oi amores, tudo bem? Hoje vamos fazer um post diferente por aqui pois quero falar sobre um assunto muito sério que deveria ser mais respeitado mais que infelizmente não é! Vamos falar das vítimas: de assalto, de assédio, de estrupo, homofobia enfim quero fazer um texto sobre como as vítimas são sempre julgadas pela sociedade!


Aconteceu há alguns anos atrás mas vou usar como exemplo para dar inicio ao pensamento! Uma vez eu e Acácio fomos assaltados, e quando chegamos em casa claro que fomos julgados. A situação foi a seguinte: Estávamos no cachorro quente de uma amigo nosso e ficamos esperando eles fecharem enquanto nosso amigo foi buscar o carro eu e Acácio ficamos aguardando com nossa amiga para ela não ficar sozinha isso era 00:00 hrs aqui no bairro Água Verde em Curitiba, sim! Chegaram dois meninos perguntaram a hora e deram voz de assalto, levaram celular, relógio, dinheiro e documentos (bens materiais apenas).

Você que leu o que aconteceu conseguiu ficar preocupado ou nos julgar? Os julgamentos fora os seguintes: "Mas meia noite não é hora de estar na rua", "mas esse bairro é perigoso", "mas vocês não reagiram", "o que vocês estavam fazendo na rua aquele horário?". Parece repito mais ouvimos muito isso, embora tudo isso já tenha sido superado graças a Deus, hoje parei para pensar em como a sociedade sempre tem essas resposta prontas para qualquer das situações sitadas no início do post!

Exemplos Absurdos: Quando uma mulher sofre um assédio: A primeira pergunta que ela esculta é: "Mas você estava de roupa curta?" Quando uma mulher sofre um estrupo a coisa fica ainda pior: "Mas você não deveria estar naquele lugar", "não devia ter bebido","não devia usar roupa curta", "se estivesse em casa não teria acontecido"... e por ai vai!

Quando um homossexual sofre preconceito, assédio ou abuso a explicação é simples: "Porque anda dando show, fazendo escândalo, se exibindo", "não devia namorar em praça publica", "eu sou de família tradicional não aceito isso"...

Vocês já ouviram e com certeza já viram muita campanha dizendo que: A VITIMA NÃO TEM CULPA, isso acontece porque como o titulo desse post já diz as vitimas são sempre julgadas, e por isso a tentativa continua de enfiar na cabeça da sociedade que a vitima não tem culpa, porque se esses motivos citados forem razões não podemos mais viver, um casal de gay não pode viver igual vocês por qual motivo? Uma mulher não pode usar roupa curta? Se você é assaltado é porque não deveria estar na rua? Parem com isso, parem de arranjar desculpas aceitas e comecem a se colocar no lugar das pessoas que sofreram com essas situações.

A vitima não tem culpa e também não deve NUNCA ser julgada, nesse momento ela precisa de amparo de amor, de uma palavra de conforto se for dizer algo que não agrega valor a vítima apenas calem-se.


0 comentario

Postar um comentário