Saiba como identificar o TDHA

O TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é cada vez mais comum entre crianças mas atualmente existem relatos até mesmo de adultos com esse transtorno.

Apesar de parecer um transtorno terrível e que pode diminuir bastante a qualidade de vida de quem o possui, o TDAH pode ser facilmente tratado e controlado, atingindo uma cura em pouco espaço de tempo se forem identificados os sintomas rapidamente.
A identificação desse transtorno é um pouco difícil devido aos seus sintomas que podem ser facilmente confundidos com o de uma criança levada ( nos adultos fica um pouco mais fácil de reconhecer ).
No entanto, diagnostico final deve ser feito por um profissional capacitado e experiente no assunto, somente ele será capaz de realmente saber diferenciar os comportamentos a primeira vista comuns do transtorno.
Para saber como identificar o TDHA, continue lendo!

Os sintomas

Meninas como dito anteriormente essa é a parte “difícil”. Caso você seja mãe, não se assuste se seu filho apresentar alguns desses comportamentos, até porque isso pode ser apenas uma característica da personalidade do seu filho.
Caso você tenha dúvidas ou ache alguma coisa de muito diferente, é fundamental que você procure um psicólogo para auxiliar no diagnostico.
Vamos aos sintomas mais importantes que ajudam a identificar o TDHA :
  • Inquietação
  • Desatenção
  • Impulsividade
  • Esquecimento
  • Dificuldade para aprender
  • Dificuldade de concentração
Esses sintomas à primeira vista são extremamente vagos e podem não significar nada incialmente.
Provavelmente se você ler essa pequena lista resumida de sintomas pode ser que você acredite que tenha esse transtorno. No entanto, a diferença básica de uma pessoa que possui esse transtorno para a pessoa que não tem esse transtorno é a capacidade de se controlar.
Uma pessoa com TDAH não consegue se controlar, o que cria nessa pessoa uma angustia muito grande para até mesmo conseguir efetuar tarefas simples do dia a dia.

Vá a um profissional!

Caso você tenha ficado com dúvidas se você pode ter esse transtorno ou até mesmo se você identificou vários desses sintomas no seu filho e ainda acredita que existe uma chance, como dito e sempre frisado é de extrema importância que você leve seu filho ( ou vá ) em psicólogo.
Ele vai diagnosticar e identificar o TDHA com certeza e segurança o suficiente para que você rapidamente inicie seu tratamento.

O tratamento

Após identificar o TDHA, é fundamental que você inicie um tratamento.
Inicialmente muitas pessoas ficam com medo da medicação ( principalmente da famosa Ritalina, sempre prescrita ) e ficam se perguntando se existem opções naturais para lidar com o transtorno.
A resposta para isso é: sim!
Meninas, existem várias formas de se lidar com esse transtorno, no entanto a psicoterapia pode ser muito indicada para auxiliar você nesse processo ( só lembrando que psicólogo não prescreve nenhum remédio – apenas psiquiatras tem esse “poder”).
Bons hábitos e até mesmo aprender a lidar com essa particularidade e explosão de energia vão fazer você conseguir superar o TDAH.
No entanto, as medidas naturais requerem um esforço bem grande mas são fundamentais para a criação de um novos hábitos e também são fundamentais para impedir outras doenças que podem acometer a sua saúde mental ( algumas pessoas com TDAH podem desenvolver depressão por exemplo ).

Mas apenas para terminar frisando com essa importante informação, identificar o TDAH sem a ajuda de um profissional, não determina que você efetivamente tenha esse transtorno. Somente um profissional pode diagnosticar essa doença.
Essa foi a minha dica de hoje pessoal, na semana que vêm tem mais novidades ;D

2 comentários:

  1. Oi Amanda, adorei seu blog , muito assunto interessante.
    É sempre bom saber dessas coisas, o tdha é uma doença e merece atenção, é muito bom ter posts assim que abrem a cabeça dos pais para o assunto.
    Se quiser divulgação grátis para suas postagens eu lhe garanto uma vaga em meu site, não terá trabalho algum nem peço nada em troca, é um presente mesmo, passa lá pra ver se interessa, até mais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alfredo, que bom que você gostou do meu cantinho! Obrigada!
      Sim o TDHA merce muita atenção mesmo, e esse post está ótimo quem escreveu esse post foi a Elizabeth Johnson. Vou passra no seu blog, obrigada pela proposta. Beijão e volte sempre!

      Excluir