Light it up blue.



Em dezembro de 2007 o dia 2 de Abril foi instituído pela ONU como o dia mundial de conscientização do Autismo, a   Light it up blue, ou Acenda a luz azul são movimentos mundiais para chamar a atenção para o transtorno, aqui em Curitiba no dia 2 a estufa do Jardim Botânico e a Torre da RPCTV devem ser iluminadas de azul. A cor definida é o azul porque  a síndrome é mais comum nos meninos, com uma proporção de cinco casos entre meninos  para um entre meninas. A ideia dos movimentos é iluminar pontos importantes da cidade para chamar atenção para o assunto.

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais costumam ser notados nos dois primeiros anos de vida da criança, geralmente eles se desenvolvem  gradualmente, mas em alguns casos crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em ritmo normal e depois regridem.

O que muita gente não sabe é o drama que passa as famílias dessas crianças, que tem uma atenção dobrada e todo um cuidado diferenciado, acabam deixando de cuidar da própria saúde para cuidar dos filhos.  O desconhecimento do autismo ainda é grande e não existe um tratamento padrão, para cada novo paciente, um novo projeto individualizado. As famílias e os sistemas de ensino são os principais recursos para o tratamento.

É isso gente então no dia 2 de abril vamos acender nossa luz azul, e vamos buscar saber mais sobre algo que está a nossa volta e vamos lembrar que somos todos iguais e como os mesmo sentimentos.


0 comentario

Postar um comentário