Como decorar a sala de jantar!


O ambiente da sala de jantar tem que transbordar alegria, união, pois é na sala de jantar que reunimos os familiares e os amigos para comer e conversar, para tomar um café e para descansar.

Nesses dias egoístas que temos, poder reunir as pessoas que você gosta é uma satisfação, ainda mais se o ambiente for aconchegante, confortável e receptivo.

Sentar a mesa para repartir uma boa refeição é um dos atos mais antigos da humanidade e extremamente apreciada por todas as culturas do mundo. É um momento tão único que podemos dizer que a hora da refeição é uma hora sagrada.


Infelizmente, como hoje em dia não é comum juntar a família para o almoço ou o jantar, a sala de jantar vem perdendo espaço, chegando ao ponto de que em alguns projetos ser reduzida a um espaço diminuto. Portanto é nessas horas que a criatividade tem que ser a maior aliada da decoração.

Neste artigo vamos descobrir alguns truques que podem ser usados para transformar a sua sala de jantar em um ambiente aconchegante e agradável, ideal para você receber os seus amigos.

Estão prontos, vamos lá!

Mesa de Jantar 

A mesa de jantar irá definir o espaço desse cômodo, afinal a decoração da sala de jantar não necessita de muitos móveis. Portanto a mesa de jantar tem que ser a peça central da sua sala e é preciso escolher o modelo adequado para que ela não acabe com as áreas de circulação.

O ideal é que a mesa deixe um espaço de circulação de no mínimo 90 cm, mas o espaço ideal é de pelo menos 120 cm.

Mesas redondas são ideias para conseguir um maior espaço, pois elas conseguem acomodar mais pessoas à mesa, porém ocupam mais espaço, sendo indicadas para sala de jantar grandes.

As mesas retangulares são indicadas para salas mais estreitas, uma vez que podem acompanhar o formato da própria sala.

Uma boa saída é criar uma mesa sob medida, o que deixará o espaço da sala muito melhor utilizado.

Para dar um toque de elegância a sua sala de jantar, é possível utilizar-se de mesas de vidro, pois elas irão oferecer uma sensação de amplitude e diminuído o impacto da mesa de jantar.


Cadeiras para a Sala de Jantar 

A cadeira que você irá escolher para compor sua sala de jantar dependerá diretamente da mesa que você escolheu.

As cadeiras não precisam ser todas iguais, é possível “brincar” com a escolha das cadeiras, desde que elas apresentem elementos em comum. O mesmo vale para mesas e cadeiras, elas não precisam ser do mesmo material e nem apresentarem o mesmo estilo, elas só precisam apresentar características em comum.


Espelhos na Sala de Jantar 

Espelhos são, sem sombra de dúvidas, bem-vindos em ambientes pequenos. Eles aumentam a amplitude visual percebida favorecendo a sensação de um espaço mais amplo.

Uma dica interessante e costumeira é colocar uma mesa encostada a uma parede e um espelho colocado nessa parede. Essa disposição de mesa e espelho dará uma sensação que a mesa tem o dobro do tamanho.

Os espelhos podem ficar nos mais variados lugares, podendo ficar nas laterais da mesa de jantar ou direcionados de forma que as pessoas sentadas a mesa possam se olhar.

Essa foram pequenas dicas de como decorar uma sala de jantar, utilizando a harmonia entre seus elementos. E você teria alguma dica que gostaria de compartilhar?

Matheus Bertoluci 

0 comentario

Postar um comentário