Viagens: Como Viajar em Segurança e Sem Preocupações.



Chegou a hora das suas tão merecidas férias, vai viajar com os amigos ou família e a única coisa que deseja é que tudo corra bem.

Caso não se prepare corretamente, essas férias podem até correr muito bem, mas a probabilidade de acontecer alguma coisa irá ser bastante maior.

Apesar de não ser algo que você ou outra pessoa normalmente pense quando estão para viajar, a segurança é um requisito bastante importante e cada vez mais.

Como você poderá ver nos próximos pontos, bastantes coisas podem correr mal, mas se você tiver os cuidados necessários, irá diminuir em muito essa probabilidade e tudo isto sem estragar as suas férias ou ter ainda mais trabalho.

Veja então quais são essas dicas.

Aproveite a Tecnologia

Gostando ou não, é impossível negar que a tecnologia está entre nós e cada vez mais estará e também que ela facilita bastante determinadas coisas.

Atualmente existe um número muito grande de aplicativos que são de bastante ajuda para um turista ou visitante, sendo alguns deles criados mesmo para essas pessoas, outros não.

Desde aplicativos para ver opiniões sobre restaurantes, acompanhar reserva do hotel, traçar um percurso, checklists para não se esquecer de nada, … A lista continua e continua…

Pode ver aqui neste site alguns dos melhores aplicativos para quando for de viagem, os quais poderão estar á distância de um clique.


Cuidado com o Dinheiro

Vários cuidados podem ser dados aqui neste tema.

O erro mais comum entre os viajantes inexperientes ou mesmo aqueles que nunca pensam muito em segurança é colocar o dinheiro ou outros pertences valiosos no bolso de trás da mochila.

Nesse lugar facilmente alguém pode abrir o zipper sem que você sequer dê conta.

Uma forma bastante boa de guardar o dinheiro, documentos, cartões de crédito, etc… é usando uma bolsa pequena para prender à cintura, você certamente sabe o que é.

Sim, pode não ser a coisa mais elegante do mundo, tanto nos homens como nas mulheres, mas há que sacrificar algumas coisas para garantir não ser roubado.

Mochilas

O mesmo acontece com as mochilas. Quando você está a viajar elas tornam-se quase como a sua vida.

É lá que você normalmente guarda a maioria das coisas e se tiver feito uma viajem muito longa, provavelmente irá ser difícil o retorno caso a perca ou seja roubado.

Um concelho muito bom é que leve sempre consigo na viagem um cadeado com código.

Na maioria dos lugares dão sempre a possibilidade de guardar as suas coisas dentro de um armário ou cacifo e tendo esse cadeado é uma segurança extra e um trabalho a mais para quem for o roubar.

Outro ponto a destacar é que você não deve largar a sua mala em qualquer lugar público, mesmo que seja apenas para ir ali comprar um sorvete.

Lugares turísticos sempre têm pessoas atentas a essas situações e você não sabe se não estão exatamente á espera que você largue a mala para a levarem.

Por fim, nunca feche o ziper da mala em cima, mas sim sempre de lado.

Em cima ele pode ir se abrindo com a movimentação e também é um lugar bem mais fácil de ser aberto por alguém sem você sequer se dar conta disso.

Fraudes e Enganações

Acontece um pouco por todo o lado, especialmente em países mais pobres, mas não pense que é apenas nesses porque estará enganado.

Coisas desde alguém pedir dinheiro para ajudar a filha que tem câncer, ou que foi roubado enquanto estava de viagem e precisa de dinheiro para se orientar, etc…

Existem bastantes esquemas para enganar turistas e tem alguns tão bons que até locais caiem.

Um exemplo é um vendedor de rua estar a vender pulseiras, ele ata uma no seu pulso que depois não dá para tirar, só cortando e faz com que você depois “tenha que pagar”.

Outra coisa que deve ter atenção é no lugar onde compra as suas passagens, reserva hotel, etc…

Certifique-se sempre que é um lugar de confiança e mais importante, que tenha bem visível o seu número de contato (ex. GOL, Azul Linhas Aéreas, etc…) para que se houver algum problema basta você ligar, falar com um atendente e resolver na hora.


Resumindo, não dê muita confiança a quem o aborda na rua enquanto está a viajar, especialmente se for para pedir ajuda ou o ajudar até por ser um turista.

E então já ficou a saber um pouco mais sobre segurança enquanto viaja?

Existem outras coisas como cuidados com saúde, locais que visita, polícia, comida, etc… Mas isso apenas iria colocar o artigo ainda maior.

Tenha cuidado, previna-se e aproveite umas boas férias.

Carolina

1 comentários: