Alimentos saudáveis à beira da estrada


Durante um feriado prolongado ou mesmo nas férias, a maioria das pessoas abandonam tudo e seguem uma rotina de viagem, muitas vezes de longas horas. É muito prazeroso conhecer culturas novas, lugares diferentes ou até mesmo ir na casa daquele parente de longe que a muito tempo você não tem contato. Até mesmo o transporte que está usando para chegar no destino traçado pode ser perfeito, mas tudo vai depender do tipo de alimentação que consumirá durante a viagem.

Não importa o tempo que levará na viagem ou o tipo de transporte que utilizará, a qualquer momento vai surgir aquela fome, não é mesmo? Há várias opções na beira da estrada como, lanchonetes, restaurantes e conveniência em postos para fazer um lanchinho ou mesmo fazer uma alimentação completa, mas, nem sempre, não são muito saudáveis. A escolha da alimentação durante a viagem é fundamental para ter uma boa digestão, ajudar a manter as calorias da dieta e poder curtir o passeio sem passar mal com algumas surpresas inconvenientes.

Vendo pelo ponto de vista nutricional, os refrigerantes, frituras em geral, hambúrgueres, salgadinhos de pacote, entre outros, não serão muito saudáveis. Prefira alimentos naturais como lanches naturais, sucos naturais, coisas leves mesmo para poder ter uma viagem tranquila e relaxante. Geralmente, alguns viajantes costumam consumir algo que não está acostumado e poderá botar a perder uma boa parte da viagem, pois há quem fique indisposto, podendo causar mal-estar e também ter uma intoxicação alimentar séria.

Sugestões saudáveis para uma viagem tranquila

  •  Antes de pôr o pé na estrada, tenha uma alimentação leve, nada de alimentos gordurosos e cheios de calorias, assim, durante a viagem, você não correrá o risco de sofrer com as consequências que podem ser causadas devido à sua alimentação do dia anterior.
  • Se a viagem for curta, até no máximo umas quatro horas, faça da mesma forma, alimente-se sem muitas calorias e gorduras, sua alimentação tem que ser leve, deixe para comer quando chegar no local do destino.
  • Lembre-se de levar água, mantenha seu corpo hidratado para não passar mal. Leve com você barrinhas de cereais, frutas, torradas ou biscoitos de água e sal que são opções leves e práticas, assim em um imprevisto, você terá em mãos ótimos alimentos. Agora, se a viagem for longa, prepare toda a alimentação no dia anterior e mantenha sobre refrigeração até chegar a hora de sair.
  • Se estiver fazendo alguma dieta, para viagens curtas é aconselhável usar chá de hibisco, por exemplo, ou qualquer outro tipo de chás que emagrecem, pois ajudam a saciar a fome.
  • Para fazer um sanduíche saudável, escolha alimentos leves como pães integrais, que ajudam na saciedade e não têm farinha branca que, geralmente, deixa o estômago inchado e indisposto. Algumas opções bem saudáveis para os lanchinhos são: queijo cottage, ricota, peito de peru, frango desfiado, milho, cenoura, tomate, pepino, alface e beterraba. Esqueça molhos e embutidos, pois possuem muita gordura e podem estragar rapidamente.
  • Lave muito bem as frutas e embale-as corretamente, escolha as mais firmes como a maçã, o pêssego, a ameixa, a goiaba e a pera. E faça o mesmo com o sanduíche, embale de forma correta e mantenha a uma temperatura ideal, para não ter o perigo de comer um alimento estragado e passar mal durante a viagem.
  • Um ponto principal durante a viagem é a hidratação. Leve água e sucos. Os refrigerantes possuem gás e se consumo poderá gerar um incômodo gástrico e flatulências, que são os famosos gases. 


Bom, agora que você já sabe algumas sugestões para sua viagem ser melhor aproveitada, poderá investir sempre nessas práticas saudáveis que serão de melhor aproveitamento para sua saúde. Uma alimentação saudável e equilibrada têm que ser feita diariamente, assim não somente a sua saúde ficará ótima, mas seu corpo também.

Minha dica final é dar uma olhadinha na matéria que colaborei sobre esse tema no bem estar, veja o vídeo. Estamos preparando uma nova matéria ainda mais completa, e em breve trarei ao blog.

Espero que tenham gostado! Por hoje é só, até a próxima! ;D

Post escrito pela nossa colaboradora:
Elizabeth Johnson 
Colunista do Portal G1.com/Moda 
Apaixonada por Moda, Viagens e Natureza.

Google Plus: https://goo.gl/8PtymH 

Acordar cedo e planejar metas para cada dia vivenciado é desafiar e ter auto-confiança.

0 comentario

Postar um comentário