Diferenças Culturais Entre Brasileiros e Portugueses

Provavelmente seria de se esperar que os portugueses e os brasileiros fossem bastante parecidos em quase tudo visto terem sido os portugueses a colonizar o Brasil e ambos falarem a mesma língua. 

 Mas a verdade é outra…

A forma como se comportam, o modo de viverem, as crenças, comida,… Existem mesmo muitas diferenças que quem visita o outro país pela primeira vez e fica durante uns tempos nunca iria esperar.

 É por isso que vou fazer agora uma lista de algumas diferenças entre os portugueses e os brasileiros. 

(Ficam á vontade para deixar mais alguma que saibam e se lembrem nos comentários) 

1 – Ambos falam português, mas para os portugueses no Brasil não se fala português, mas sim brasileiro; 

2 – Apesar de ambos falarem em português, existem muitas diferenças na língua, especialmente a forma como as pessoas se comunicam numa conversa entre amigos; 

3 – As refeições dos portugueses são maiores e mais completas, sendo que muitos deles num almoço comem sopa, prato principal, salada, sobremesa, café… 

4 – Os brasileiros são mais alegres, extrovertidos e mais de fazer festa; 

5 – Os portugueses são pessoas mais de família, de acolher bem a visita, mais carinhosas; 

6 – Em Portugal, o pai está muito mais envolvido na educação da criança e cuida mais dela comparando com no Brasil, onde é muito a mãe a fazer tudo, na maioria dos casos; 

7 – Existem igrejas por todo o lado em Portugal, mas os brasileiros são muito mais religiosos que os portugueses. A nova geração não é tão fanática e é mais mente aberta. 

8 – Enquanto no Brasil fazer uma viagem de 200km entre cidades é normal, para o português fazer uma viagem de 100km já é “uma viagem longa”. 

9 – Portugal é 90x mais pequeno que o Brasil e tem 20x menos população; 

10 – Os portugueses são mais honestos que os brasileiros em termos de não querer enganar o próximo para o seu benefício (existe menos miséria e as pessoas sempre se ajudaram mais); 

11 – Portugal pode passar por muitas dificuldades, mas os portugueses têm sempre muito orgulho do seu país e dificilmente estão contra ele; 

12 – É normal se encontrar a falar diversas línguas, especialmente nas ruas das principais cidades portuguesas, enquanto no Brasil não acontece tanto isso; 

13 – O carnaval do Brasil é muito mais importante que em Portugal. Em Portugal é visto mais como um dia para as crianças, onde se podem fantasiar, enquanto no Brasil é para todas as idades e com muita critica social. 

14 – Ambos adoram música e apesar de ser bem diferente, o violão é um dos instrumentos que ambos os países utilizam bastante (aprenda como tocar aqui); 

15 – O brasileiro em geral pensa que o português não gosta dele, mas acontece mais o contrário. Os portugueses adoram ajudar, e os brasileiros não são exceção. 

16 – Em Portugal casa-se e constitui-se família bem mais tarde, especialmente devido ao nível de ensino, onde muitos fazem faculdade. 

17 – O português é mais culto no geral que o brasileiro, talvez pelo fato de ficar perto de muitos países na Europa e por causa disso viajarem bastante. 

Se quer viajar mais também, saiba que existem truques para poupar na sua e para a sua viagem, só aplicar.

 É normal apenas se casar e ter filhos dos 28 anos para a frente, sendo até bastante comum começar a ter filhos nos 30 e poucos… 

E então, o que achou das diferenças culturais entre Portugal e Brasil? Tinha ideia que eram assim tão diferentes?

1 comentários:

  1. Nossa legal bom saber ,achei que fossem mais parecidos.🙌👑👏🎒ja quero fazer minha especialização em Portugal!!

    ResponderExcluir